top of page

Equipe

Coordenação 

Marcos Sorrentino é professor, ambientalista, participante da Oca desde a sua fundação. Pedagogo e biólogo fez as suas pós graduações na área de educação ambiental. Professor livre docente no Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP desde 1988, trabalhou anteriormente (1985 a 1988) no departamento de Educação da Unesp de Assis. Foi diretor de EA do Ministério do Meio Ambiente (2003 a 2008) e militante de diversas Redes, Associações de Cidadania, Coletivos, Articulações, representando-os em alguns períodos em Conselhos e Colegiados, no campo ambientalista e da EA. 

Equipe pedagógica

Rachel Trovarelli é Mestre em Ciências (USP) e gestora ambiental (USP). Atua na gestão de projetos socioambientais e como facilitadora de processos de grupos e organizações. Nos últimos anos atuou no Instituto Visão Futuro, como facilitadora de palestras e workshops sobre gerenciamento de estresse e a ciência da felicidade. Foi professora da Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e atualmente orienta trabalhos na pós graduação de Saúde Corpo-Mente (FADITU/Instituto Visão Futuro). É pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca - ESALQ/USP) desde 2013, atuando em projetos de educação ambiental, formação de professores de educação básica, bem-estar, felicidade e autoconhecimento. É coordenadora administrativo-pedagógica do Curso de Especialização de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.

Vivian Battaini é doutoranda do Programa Interunidades Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA). Mestre em Ciências (ESALQ/CENA). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp – Rio Claro). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca desde 2010, atuando com processos educadores ambientalistas (planejamento, execução e avaliação de projetos) com diversos públicos e idades. Fez  parte da Comissão Organizadora  Movimento Educador Ecossocialismo e Bem Viver.  É coordenadora administrativo-pedagógica do Curso de Especialização de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.

Ana Clara Nery-Silva é Mestra em Educação pela Unesp campus Rio Claro e bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atualmente, integra o  Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca desde e a Secretaria de Cursos do mesmo Laboratório. Auxilia na organização dos setores financeiro e pedagógico do Curso de Especialização de "Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis" e, além disso, atua como docente na educação básica

Bruno Fernandes é graduado em Tecnologia Ambiental pela Faculdade de Tecnologia (FT/UNICAMP). Atuou no período de 2012/2013 junto ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) vinculado a SEDEMA (Secretária de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba/SP, em projetos de educação ambiental voltados a escolas e comunidades. Possui interesse, bem como atuações nas áreas de Tecnologias Sociais, Educação Ambiental, Ambiente e Sociedade e Fotografia Ambiental. Atualmente participa junto a Oca (Laboratório de Política e Educação Ambiental) da ESALQ/USP em projetos variados, e como monitor do curso de Especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.

Rafael Bitencourt formou-se em Jornalismo no ano de 2003 pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), mesma universidade onde cursou disciplinas do curso de Rádio e TV em 2004. Em 2015 concluiu o Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) / Observatório Itaú Cultural. Realizou curso de extensão EAD de Administração Pública da Cultura em 2015 pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Nos anos de 2015 e 2016 cursou disciplinas do programa de pós-graduação na Esalq/USP (Universidade de São Paulo), onde compõe o Gecom (Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação e Educação Ambiental), com pesquisas sobre Educomunicação e Ecojornalismo. É produtor cultural, assessor de imprensa da Corsi Arquitetura e escreve para o Jornal A Tribuna Piracicabana.

Rafael de Araujo Arosa Monteiro é gestor ambiental formado pela EACH/USP, especialista em educação ambiental para a sustentabilidade pelo Senac/SP e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/USP). Foi coordenador da equipe de educação ambiental do Projeto Pescador Amigo realizado pelo Biopesca, com patrocínio da Petrobras, atuando junto às comunidades de pescadores artesanais do litoral central do Estado de São Paulo.

Denise Maria Gândara Alves atua em ensino, pesquisa, extensão e gestão na área de sustentabilidade com indicadores complexos socioambientais (Felicidade) pela Oca. É engenheira agrônoma (ESALQ/USP), licenciada em Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa/Portugal), mestre (ESALQ/USP) e doutora em Bioquímica (Unesp). Foi professora da Unimep, diretora de Educação Ambiental e Agricultura da Prefeitura de Americana-SP, trabalhou em empresas nacionais e estrangeira e com desenvolvimento humano e Cultura de Paz.

Cecilia Haddad: Advogada formada pela Pontificia Universidade de Campinas- PUCCAMP, especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestre, área de concentração Educação Ambiental e doutora, área de concentração Direito Ambiental- em Ecologia Aplicada - ESALQ/USP. Atualmente sou proprietária do escritório de advocacia HADDAD ADVOGADOS que atua na área de direito ambiental, direito de família, direito civil e direito trabalhista

Érica Speglich possui graduação em Biologia, especialização em Divulgação Científica e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, todos na Unicamp. Sua produção acadêmica caminha entre imagens, cinema, educação, ambiente, ciência e divulgação e a atuação como professora é voltada especialmente para a formação - inicial e continuada - de professores. Fora do ambiente acadêmico, procura apoiar e manter espaços e iniciativas que promovam formas de ser e estar no mundo mais artesanais, sustentáveis e coletivas.

Karine Faleiros é Engenheira Florestal formada pela ESALQ-USP, facilitadora de processos sociais voltados à sustentabilidade e educadora ambiental, com experiência na gestão de projetos socioambientais, elaboração de materiais didáticos, articulação social, arte educação e educomunicação. Ressalta em seus trabalhos as interfaces entre sociedade, cultura e ambiente. Realiza-se profissionalmente em processos de criação e aprendizagem coletivos e no contato e interação com a diversidade de realidades socioambientais.

Mirian Rother é Doutora em Ecologia Aplicada pelo PPG Interunidades ESALQ - CENA, USP (2016), linha de pesquisa Ambiente e Sociedade. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), linha de pequisa Educação em Ciências, com ênfase em Educação Ambiental. Tem experiência em docência de ensino superior na área de Comunicação Social, Educação e Gestão Ambiental.

bottom of page