Pré-inscrições da Especialização em EA e transição para sociedades sustentáveis revelam perfil dos (
As pré-inscrições para o curso de especialização em Educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis, promovido pela Oca/ESALQ/USP se encerraram, o curso se inicia em Fevereiro de 2017 e os próximos meses serão reservados as últimas definições e acertos pedagógicos. Toda a equipe Oca esta se empenhando muito para a construção na busca de promover um curso que possa atender as expectativas do público e promover a formação de atores engajados na transição a sociedades sustentáveis.
Foram contabilizados 82 pré-inscritos (as) de diversas regiões do Brasil, com incidência mais representativa de público do estado de São Paulo, e destaque para as bacias hidrográficas do PCJ e do Alto Tietê. O município de Piracicaba/SP teve o maior número de pré-inscritos por municípios, totalizando 15 interessados (as), seguido por São Paulo com 12.
Dentro do perfil dos interessados (as) pode-se constatar também a diversidade de setores. O setor público apresentou 52,40%, setor privado 25,60%, o terceiro setor foi representado por 19,50%, movimentos sociais apareceram com 17,10%, e 12,20% afirmaram não estar atuando no momento. Lembrando também que algumas pessoas afirmaram atuar em mais de um setor.
O número de pessoas em um mesmo território, e ao mesmo tempo, a diversidade de atores apresentados animam a equipe Oca, pois a proposta do curso baseada em projetos de intervenção é fundamental na busca da práxis no processo educador, bem como na transformação da realidade local. A realização das intervenções nos territórios, segundo as experiências da Oca, torna-se viável e mais sustentável à medida que há quantidade de pessoas engajadas na mesma área e diversidade no tocante a atuação profissional e trajetórias de vida que contribuem significativamente na construção do aprendizado coletivo que iremos desenvolver ao longo destes dois anos.
Os próximos passos seguidos pela equipe Oca serão: analise dos pré-inscritos, articulações com os diversos setores para apoio e patrocínio no curso (visando atender a demanda por bolsas de estudos), inscrições (previsão para outubro/2016); seleção dos (as) inscritos (as) para o curso, divulgação dos selecionados, matrícula dos selecionados (entre novembro/2016 e janeiro/2017) e o início do curso programado para fevereiro/2017.
Queremos construir um curso adaptado a realidade dos educandos interessados e por isso estaremos em contato com os mesmos. O envolvimento na preparação do curso (busca de apoio financeiro, engajamento de atores no mesmo território, busca de apoio institucional no local onde atua, entre outros) é um aquecimento repleto de aprendizados que serão relevantes para a formação de um especialista em educação ambiental atuante na transição para sociedades mais sustentáveis.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas e sugestões através do e-mail: ea.transicao@gmail.com