Curso de especialização em educação ambiental da ESALQ tem parceria com Instituto de Pesquisas e Est
O curso de especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”, realizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental, a Oca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) tem como proposta formar profissionais que atuem de forma interdisciplinar na resolução dos desafios socioambientais. A turma que se iniciou em março de 2019 tem 26 estudantes de empresas, do setor público, do terceiro setor e de movimentos sociais.
O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de estudos, análises e pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. A partir da preocupação com os atuais desafios no campo social ligados as atividades das empresas florestais, o instituto tem buscado apoiar a formação de colaboradores e da comunidade em geral na área, com isso, apoia a participação de três estudantes no Curso. Desses três estudantes, um é Coordenador Executivo do IPEF e dois são de movimentos sociais.
O Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), resultado da parceria entre o IPEF, empresas e movimentos sociais, indicou as duas profissionais atuantes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para participarem do curso. Mariana Pimentel, afirma que:
"Por viver em um acampamento do MST e ter pouco recurso financeiro, seria praticamente impossível fazer o curso sem o apoio do PAA e do IPEF. Estes viabilizam meu aprimoramento e o desenvolvimento de projetos que auxiliam na construção da comunidade rural em que vivo e atuo profissionalmente. É extremamente importante para o fortalecimento da luta por mais justiça social, especialmente, neste caso, por mais justiça social no campo, a parceria da universidade com a comunidade, da cidade com o campo. Agradeço imensamente a oportunidade e todo aprendizado.” Mariana Pimentel Pereira – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
A parceria também contribuiu para a participação de um dos colaboradores do IPEF no curso, o Engenheiro Florestal Gabriel Coimbra, que atualmente é Coordenador Executivo do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF):
“Os padrões de certificação trazem diversos requisitos sociais, relacionados ao engajamento com comunidades rurais, povos indígenas e populações tradicionais adjacente às unidades de manejo florestal. Sempre tive interesse na temática de educação ambiental e o apoio do IPEF possibilitou que eu conhecesse e participasse do curso”. Gabriel Coimbra Rafael – Coordenador executivo do PCCF/IPEF.
A participação de estudantes de diferentes setores e interesses amplia a troca de saberes na execução do curso e diversifica o repertório abordado em sala de aula. Portanto, a parceria entre a universidade e centros de pesquisa, como o IPEF, potencializa esta integração contribuindo para a formação de profissionais que possam desenvolver o pensamento sistêmico e olhar complexo sobre a realidade e se tornam aptos para atuarem, como exemplo, na resolução de conflitos socioambientais.
Agradecemos ao IPEF e PAA pelo apoio, considerando a relevância dessa parceria para o fortalecimento da universidade e integração com centros de pesquisa, empresas, movimentos sociais e instituições governamentais e não-governamentais.