Curso de especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” iniciou sua
No último dia 16 de fevereiro teve início o curso de especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”, promovido pela Oca/ESALQ/USP. O curso será realizado em Piracicaba/SP pelos próximos dois anos.
As temáticas abordadas no primeiro encontro (que teve duração de 30 horas) foram ambientalismo, conjuntura, espiritualidade e utopias. Os temas foram trabalhados através de diversas atividades como momentos de leitura e estudo, partilhas e atividades corporais.
As temáticas ambientalismo e conjuntura abordaram as linhas de ação e militância do ambientalismo e trouxeram por meio de uma mesa redonda iniciativas educadoras atuantes no município de Piracicaba/SP (Casa do Hip Hop, CREA Dr Kok, Grupo de Mobilidade Urbana e Rede Guandu de Consumo Responsável). Foram realizados também trabalhos em grupos, a partir de textos e artigos provocadores, os estudantes dialogaram sobre a temática para posteriormente socializarem com todo o grupo.
Para a temática Utopia e Espiritualidade foi apresentada uma mesa redonda com os educadores Fernando Bignardi (Médico Homeopata) e Célio Turino (Escritor e Historiador), que partilharam com o grupo reflexões, suas experiências e vivências, ressaltando a necessidade de trabalhar-se interiormente, ao mesmo tempo em que, valoriza e fortalece a diversidade cultural.
Após o momento de falas provocadoras os presentes tiveram a oportunidade de expressar seus questionamentos e inquietações.
Para a coordenadora pedagógica-administrativa do curso de especialização Rachel Trovarelli foi possível neste primeiro encontro cumprir com o objetivo de dar um panorama geral para os estudantes do que está por vir nos próximos dois anos, no qual cada um já pode começar a aprofundar seus estudos de forma autônoma pelos conteúdos que mais lhe motivar. Ressaltando ainda que ao final de cada dia, foi possível perceber a animação e comprometimento, tanto dos estudantes quanto da equipe na realização do curso.
Lais Ferraz de Camargo, estudante do curso comentou que o primeiro encontro do Curso de Especialização em Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis foi repleto de muitas emoções: Carinho, aprendizados, encontros, compartilhamento de experiências de vida e muito trabalho! E que a proposta da imersão em quatro dias foi uma experiência gratificante, e principalmente, fundamental para o grupo se conectar e conhecer práticas de educação ambiental feitas com muito amor, carinho e determinação.
O próximo encontro será realizado nos dias 18 e 19 de março de 2017 e as expectativas são de mais aprendizados coletivos e trocas de experiências, dando prosseguimento a um processo educador que almeja a formação de cidadãs e cidadãos que atuem na transição a sociedades sustentáveis.