top of page

Segundo encontro do curso de especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Suste

No último final de semana (18 e 19 de março) ocorreu o segundo encontro do curso de especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”. As temáticas “Mapeamento e Diagnóstico” foram as que inspiraram as atividades do encontro.

No sábado pela manhã o Professor Luiz Antônio Ferraro (Um dos organizadores do Documento Técnico MAPPEA - MAPEAMENTOS, DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PARTICIPATIVOS NO SOCIOAMBIENTE - e da Coleção Encontros e Caminhos, ambos produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente) dialogou sobre os conceitos do mapeamento e diagnóstico a partir de perguntas que os educandos elaboraram em grupos. Fez um convite para que os mapeamentos tenham por objetivos: de desalienação, formar subjetividades rebeldes, intensificação das vontades e produzir coletivo.

No Período da tarde foi realizada a dinâmica da máquina fotográfica (idealizada por Joseph Cornell em sua obra Vivências com a Natureza) que trouxe a possibilidade de compartilhar com o outro os diferentes olhares. Em seguida a atividade do “Carrossel” proporcionou aos educandos o aprofundamento e o diálogo sobre as diferentes ferramentas e escalas (universidade, grupos sociais, bacias hidrográficas, município, global) para mapeamento e diagnósticos.

No domingo a busca foi pelo mapeamento de si por meio de uma atividade corporal e de introspecção seguida de uma reflexão sobre mapeamento, temáticas problematizadoras e utopias.

Para Vivian Battaini (coordenadora pedagógica e administrativa): “O encontro possibilitou o aprofundamento conceitual nas questões relacionadas ao mapeamento e ao diagnóstico, ao mesmo tempo em que, fortaleceu o projeto de intervenção. Todas as atividades presenciais estavam claramente alinhadas com as do Tempo Comunidade. Dessa forma, acredito que os estudantes estão mais seguros para intervir em suas realidades”.

Na celebração o grupo realizou o plantio de uma muda de Ora-pro-nóbis que representará a caminhada do grupo nesses próximos dois anos.

O próximo encontro ocorrerá nos dias 8 e 9 de abril, e durante este período os educandos tem o desafio dos momentos do tempo comunidade, na busca de materializar seu projeto de intervenção.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page