5º Encontro do curso de especialização traz diálogo sobre projetos socioambientais e correntes da ed
Oportunidade contou ainda com avaliação do curso no semestre
Nos dias 10 e 11 de junho ocorreu o quinto encontro do curso de Especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”, realizado pela OCA/Esalq/USP. O diálogo sobre as correntes da educação ambiental e aprimoramento de projetos, parcerias e articulações foram as temáticas apresentadas na oportunidade. Foi também o momento da avaliação do curso no semestre pelos educandos.
Foto: Rafael Bitencourt
No primeiro momento do encontro os grupos de intervenção puderam alinhar seu planejamento (os grupos apresentaram seu primeiro relatório à equipe pedagógica) e formular questionamentos para a educadora Valéria Freixedas, da Conectividades – Inspirações Socioambientais, que ministrou oficina sobre aprimoramento de projetos, parcerias e articulações.
Foto: Bruno Fernandes
Valéria partiu dos questionamentos dos educandos e abordou métodos e técnicas para construção e gestão de projetos, em especial, para diálogos e articulação com territórios, realçando a diversidade presente nas comunidades e apresentando a horizontalidade das relações e o cuidado com as pessoas como questão primordial à construção de uma identidade com a comunidade em que se pretende realizar uma intervenção.
Foto: Bruno Fernandes
No período da tarde, durante o primeiro dia (10), foi momento de avaliação, por meio da construção de uma linha do tempo do curso, em que foram apresentadas imagens e fatos desde o período de construção pedagógica participativa até o quinto encontro, propiciando ainda uma roda de diálogos e avaliação escrita.
Foto: Bruno Fernandes
No domingo (11) ocorreu uma mesa redonda no Sesc Piracicaba com a temática “Abordagens da Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”, que contou com a presença da Renata Maranhão (Departamento de Educação Ambiental – Ministério de Meio Ambiente - MMA), Miriam Duailib (Instituto Ecoar para Cidadania), Profa. Dra. Maria de Lourdes Spazziani (Unesp - Botucatu), e a mediação da coordenadora e educadora do curso Rachel Trovarelli. A proposta foi provocar reflexões por meio da diversidade de olhares de Educação Ambiental a partir do poder público, de instituições do terceiro setor e da universidade.
Foto: Rafael Bitencourt
Renata Maranhão apresentou os conceitos de uma educação ambiental crítica, relatou os desafios que a Coordenadoria de Educação Ambiental vem encontrando junto a atual conjuntura socioambiental nacional, em especial a destinação de recursos a educação ambiental. Ela abordou também quais seriam diretrizes para a construção de um projeto político pedagógico para instituições educadoras ambientalistas, destacando a importância de uma construção participativa.
Foto: Rafael Bitencourt
Miriam Dualibi explanou sobre a conjuntura socioambiental, apresentando alguns dados sobre os impactos humanos sobre o ambiente e apresentou também ações executadas pelo instituto Ecoar.
Foto: Rafael Bitencourt
Maria de Lourdes Spazziani, educadora e pesquisadora em educação ambiental escolar, apresentou a dimensão da educação ambiental no âmbito escolar e realizou uma análise sobre o atual momento que a educação vive no Brasil. “A escola pública tem sido minha bandeira nos últimos anos”, completou Spazziani.
Foto: Rafael Bitencourt
Segundo o coordenador geral do curso, Professor Marcos Sorrentino, “As explanações da mesa podem ser bons exemplos sobre o campo da Educação Ambiental e a diversidade de perspectivas e oportunidades do mesmo”.
Após o momento das falas, os presentes no auditório tiveram a oportunidade de realizar perguntas para as convidadas, proporcionando assim uma interação positiva dentro do contexto das correntes da educação ambiental.
Foto: Rafael Bitencourt
O semestre chegou ao fim e um novo ciclo se inicia para o grupo. O próximo encontro do curso ocorrerá entre os dias 6 e 9 de julho.