Diálogos sobre projetos de intervenção e financiamento de projetos são temas do encontro de agosto
Encontro do curso de especialização ocorreu nos dias 19 e 20 de Agosto
O planejamento de projetos de intervenção em territórios bem como o financiamento destas iniciativas são desafios presentes no dia a dia das educadoras e educadores ambientais. A busca pelas estratégias mais adequadas para a sua realização se faz necessária quando se almeja realizar processos transformadores da realidade socioambiental em direção a sociedades mais sustentáveis.
Foto: Bruno Fernandes
A partir desta perspectiva o encontro de agosto do curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” abordou estas temáticas.
Para dialogar sobre o tema estiveram presentes as educadoras Eda Tassara e Semíramis Biasoli, que realizaram momentos de fala expositiva e responderam perguntas apresentadas pelos estudantes.
Para Eda Tassara "O que distingue a ação da intervenção é a atitude intelectual do propositor, independe do tamanho e do impacto do processo, o que difere é o ato de pensar o que vai fazer, a intervenção é dependente de um planejamento da ação, que sempre será estratégico e destinado à solução de problemas".
Foto: Bruno Fernandes
No encontro, os grupos apresentaram e partilharam suas propostas de intervenção, identificando objetivos, técnicas e ações. Além disso, foi possível dialogar sobre o desenvolvimento de cada grupo (sua identidade e organização) e evidenciar a importância de que os mesmos se constituam efetivamente como grupos operativos, nos quais sejam pactuados objetivos comuns.
Foto: Bruno Fernandes
As chamadas intervenções, aqui nomeadas como Mínimas ou Máximas Intervenções Possíveis – MIP - nortearão as próximas atividades da Especialização. O próximo encontro irá ocorrer nos dias 23 e 24 de Setembro.
Foto: Bruno Fernandes