Atividades com a Escola de Ativismo e pesquisadora espanhola são os destaques do curso de especializ
Ocorrido nos dia 23 e 24 de Setembro, o encontro teve como recorte a construção da intervenção coletiva em Piracicaba/SP.
O 8º encontro do curso de Especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” ocorreu nos dias 23 e 24 de Setembro e contou com a presença de membros da Escola de Ativismo e da educadora espanhola Araceli Serantes Pazos (Boli).
Foto: Bruno Fernandes
O encontro teve como temática a construção de uma MIP (mínima intervenção possível), por meio do planejamento de uma intervenção coletiva em Piracicaba com a temática poluição do Rio Piracicaba. Para contribuir nesta preparação, membros da Escola de Ativismo trouxeram ao grupo de estudantes metodologias e táticas de ação direta.
Foto: Bruno Fernandes
Em outubro o território da intervenção coletiva será ao margem do Rio Piracicaba. A proposta envolve a montagem de um cenário que possibilite mostrar como seria o Rio Piracicaba se não estivesse poluído (ocupação do território e seu uso pela população piracicabana e visitante).
Foto: Mirian Rother
O encontro teve também no período do sábado (23) a noite a presença da educadora Araceli Serantes Pazos (Boli) que é pesquisadora da Universidade da Coruña, na Galícia, Espanha. Ela fez uma palestra sobre suas experiências com os “Equipamentos de educação ambiental”. Na realidade da Galícia, estes são espaços educadores que possuem apoio (poder público ou capital privado) e que são destinados exclusivamente a atividades e ações de educação ambiental.
O próximo encontro, em outubro contará com a intervenção coletiva, bem como uma palestra sobre educação ambiental e pedagogia freiriana com o professor Prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi. Esta palestra será no Sesc, dia 22, e será aberta ao público e gratuita.
Foto: Bruno Fernandes