top of page

Avaliação, Educomunicação e Ferramentas Participativas são os temas do 6º encontro do Curso de Espec

Nos dias 18 a 21 de julho, aconteceu o sexto encontro da segunda edição do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”. Nessa imersão de quatro dias, aprofundamos em Avaliação, Educomunicação e Ferramentas participativas. Contamos com a participação de convidadas especiais que compartilharam conosco um pouco de suas experiências.


Iniciamos este encontro com uma etapa muito importante: a avaliação do curso. As estudantes relembraram as atividades realizadas nos encontros anteriores e construíram uma linha do tempo. Assim, puderam dialogar sobre os desafios e potencialidades identificados neste primeiro semestre, e também compartilhar suas sugestões para a melhoria do curso.

Além da avaliação, as estudantes contribuíram para o aprimoramento do Projeto Político Pedagógico do curso, um documento que sistematiza os sonhos e processos da Especialização. Nele está previsto a participação de todas na sua revisão e atualização.

Os aprendizados deram continuidade com a presença das convidadas Laura Martirani, doutora em Educação e livre docente na área de Comunicação e Educação na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), e Carmen Gattás doutora em Ciências da Comunicação e professora Colaboradora na Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). As apresentações permitiram as estudantes aprofundarem nos diálogos sobre o conceito de “Educomunicação”, sendo este campo do conhecimento inspirador e potente para intervenções educadoras ambientalistas.


No segundo dia do encontro vivenciamos a temática da Educomunicação com o apoio das convidadas Carmen Gattás, Ana Paula Zaguetto e Mirian Rother por meio da realização de três Oficinas. As estudantes criaram produtos educomunicativos em formato de podcasts, textos e refletiram sobre o processo audiovisual. Os produtos da oficina continham conteúdos diversos relacionados à educação ambiental de forma dinâmica e ilustrativa.


No período da tarde, recebemos a educadora Karine Faleiros que fomentou os diálogos sobre a importância de ferramentas participativas nos processos educadores que visam a transformação da realidade. Nesse contexto, as estudantes puderam refletir e dialogar sobre a importância de promover a participação genuína.


Em mais uma parceria com o SESC de Piracicaba, as estudantes e professoras do curso participaram da mesa redonda “Inspirações para Modos de Viver Sustentáveis”. Neste encontro, recebemos os convidados Silvio Gallo, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Luis Fernando Guedes Pinto do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA). As apresentações permitiram refletir sobre a conjuntura nacional da educação e das questões ambientais, e sobre o papel dos indivíduos e da coletividade na busca por modos de viver mais sustentáveis.


O terceiro dia do encontro aconteceu na Estação Experimental de Tupi, localizada no distrito de Tupi do município de Piracicaba - SP. As estudantes puderam refletir sobre a importância dos projetos de educação ambiental na conservação e manutenção de áreas protegidas, bem como dialogar sobre os desafios e potencialidades da atuação educadora nesse cenário.

Recebemos com muita alegria as convidadas Beatriz Sant'Anna, Laís Ferraz de Camargo e Mariana Pedroso, egressas da primeira edição do curso, que se propuseram a compartilhar as suas experiências. As estudantes puderam dialogar sobre o processo de construção dos projetos de intervenção realizados na edição passada, permitindo que tirassem as dúvidas que estão surgindo nos processos vivenciados em seus grupo.

O último dia contou com atividades voltadas para o mergulho em si e a celebração de mais esse encontro. Recebemos o convidado Anderson Taira, instrutor de Tai Chi Chuan, uma arte marcial de origem chinesa, que pode ser utilizada para promover o mergulho em si. Após uma prática agradável na manhã do domingo (21), nosso convidado compartilhou algumas das suas vivências como aluno e professor desta prática, promovendo reflexões e diálogos sobre saúde e espiritualidade.


No encerramento deste sexto encontro, as estudantes foram convidadas a realizar uma dinâmica lúdica e sensível, onde puderam compartilhar e celebrar as vitórias de cada um e do grupo no curso. Envolvidos nas histórias e sentimentos, finalizamos mais um encontro com um brinde às conquistas deste grupo nessa caminhada.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page